segunda-feira, 15 de julho de 2013

Atividade física, valor energético e IMC... Dicas de dieta saudável com a Harts!

Ah, as dietas... Sempre nos levam a ficar contabilizando gramas no almoço, calorias nos lanchinhos... Mas você sabe o que exatamente esta contando?
O consumo de todos os alimentos em um dia determina o nosso Valor Energético Total (VET), expresso em quilojoule - kJ, ou em quilocalorias - kcal. Essa segunda medida é mais conhecida pelo pessoal, e muito contada nas dietas restritivas.
A ingestão energética total vem da metabolização dos macronutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas), do álcool e das fibras. Cada um tem a sua respectiva quantidade diária recomendada no Guia Alimentar da População Brasileira, mostrado na tabelinha abaixo.


A gordura produz mais energia por grama de peso (9 kcal/g) que os carboidratos (4 kcal/g), as proteínas (4 kcal/g) e o álcool (7 kcal/g). As fibras contribuem com 1,5 kcal/g, energia produzida no cólon intestinal a partir da degradação bacteriana.

 Mas além de contar o que entra, precisamos contar o que sai, ou seja, o que é gasto. A medida do gasto dessa energia do indivíduo é composta por três elementos:

  • a taxa metabólica basal, que é a energia requerida para manutenção de todas as funções vitais do organismo;
  • o gasto energético para metabolizar e armazenar o alimento;
  • o gasto energético da atividade física.

Também se considera que a termogênese adaptativa, que varia em resposta à ingestão energética crônica (aumenta com o aumento da ingestão energética), determina o gasto energético de um indivíduo. Mas isso pode ser assunto pra depois.

Então, como saber se a minha dieta funciona para perder peso? Faca o balanço entre o que o que você consome e o que gasta ao longo do dia. Para a manutenção do peso saudável e do balanço energético, dois fatores ainda precisam ser considerados:

  • o aumento do consumo de alimentos industrializados, normalmente ricos em gorduras hidrogenadas e carboidratos simples e pobres em carboidratos complexos; 
  • e o declínio do gasto energético associado à atividade física.

E como sei se o peso que eu tenho já está bom? Bem, o peso saudável é tema ainda controverso, mas internacionalmente a tendência é utilizar o índice de massa corporal (IMC), que relaciona o peso ao quadrado da altura de um indivíduo, para estabelecer a faixa de peso saudável.
A OMS recomenda para a população um IMC entre 21 e 23 kg/m². Para indivíduos, a faixa recomendada é de 18,5 a 24,9kg/m², evitando ganhos de peso maiores do que 5 kg na vida adulta (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário