sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alimento funcional: Castanha-do-Brasil

A nossa mundialmente famosa castanha-do-Brasil já teve uma publicação aqui no blog, salientando a vantagem de se consumi-la para ter os níveis adequados de selênio, uma vez que ela é a maior fonte natural desse mineral.

Atualmente a mesma tem adquirido um status internacional como alimento funcional perfeito. Segundo a ANVISA, a castanha do para está na lista dos alimentos funcionais, isto porque, além de nutrir ela promove benefícios para a saúdeImagine um produto que reúna os aminoácidos essenciais para o crescimento, micronutrientes que previnem o câncer, a catarata, o envelhecimento, e ainda auxiliam as atividades cerebrais.
Este produto existe: é um alimento vegetal, brasileiro, nomeada como Berthollitia excelsa, mas comumente conhecida por castanha-do-Brasil, castanha-da-amazônia ou castanha-do-pará.



Possui nutrientes como: ácidos graxos, vitaminas B e E, proteínas, fibras, cálcio, fósforo e magnésio. Como qualquer oleaginosa esta noz e rica em gorduras. Cerca de 70% de sua composição e de ácidos graxos insaturados (ômega 3 e 6), as chamadas gorduras do bem.

Cada faixa etária possui um valor de recomendação diária de selênio, por exemplo, jovens acima de 18 anos, indica-se no máximo 45 mcg/dia. Porém como tudo em excesso faz mal, alertar-se para o consumo exagerado da semente. Uma ingestão superior a 850 ug/dia gera a toxidade crônica do selênio.
Essa toxidade, a selenose, é caracterizada por perda e fragilidade de unhas e cabelos, podendo desencadear também uma serie de outros sintomas, como: distúrbios gastrointestinais, hálito com odor forte (como de alho), fadiga, irritação e anormalidades no sistema nervoso.

Então, revisando os benefícios que podemos tem consumindo essa maravilha, estão:

  • Combate ao envelhecimento celular
  • Promove uma vida longa e saudável
  • Desintoxicar o organismo de metais pesados
  • Pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo
  • Produto totalmente orgânico
  • Evita o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade como o Alzheimer
  • Melhora o funcionamento da Tireóide
  • Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.
  • Melhora o sistema imunológico
  • Reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue


Vai uma delicia com essa maravilha da mãe natureza? Compre a sua aqui  http://www.barrasdecereal.com/

Não deixe de nos fazer uma visita aqui também  http://www.harts.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário