sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dieta e Saúde: as gordurinhas do bem

Alerta de assunto polêmico!
Todos nós procuramos emagrecer, ter mais saúde e um corpinho em forma. Qual seria a solução dessa busca? Atire a primeira pedra quem não pensou (e já não fez) a famosíssima palavra de cinco letras: DIETA
Comumente nas dietas a primeira regra é sem doces, e a segunda é sem gordura! Sobre o açúcar nos já falamos aqui, e hoje é o dia de desmistificar a maior fonte de energia humana: os lipídeos.

Elas são moléculas orgânicas importante para inúmeras formas de vida, atuando em duas frentes: o papel metabólico, como a maior fonte e reserva de energia (um grama de qualquer gordura produz 9 kcal de energia); e o papel estrutural, sendo um importante isolante térmico (forma o tecido adiposo dos mamiferos).
São importantes para a síntese de outras substâncias, ou para o melhor funcionamento destas, como as vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K), lipoproteínas, ácidos graxos essenciaise alguns hormônios sexuais que dependem da existência de gordura para ter um funcionamento ideal.

Obviamente, apesar de ser necessário seu consumo é recomendado moderação. Também é recomendado que você escolha o TIPO de gordura que esta consumindo, pois há efeitos diferentes, tanto maléficos quanto benéficos, em cada espécie. Nos rótulos dos produtos industrializados é obrigatória a presença de 3 tipos de gordura:

  • Gorduras TOTAIS: é o somatório de todos os tipo de gorduras presentes no alimento.
  • Gorduras SATURADAS: ocorre de forma natural nos animais, estando presente em carnes, toucinho (bacon), pele de frango, queijos, manteiga, sorvetes.
  • Gorduras TRANS: são um tipo de gordura que foi saturada, cada vez mais evitada mas que ainda esta presente em margarinas, biscoitos em geral, sorvete e produtos de confeitaria.

Como saber se o alimento apresenta grande quantidade desses nutrientes?
Para isso, basta dar uma olhada na coluna dos Percentuais de Valores Diários (%VD). Quanto maior o número apresentado nos valores diários de gordura total, gordura saturada e colesterol, maior a quantidade desses nutrientes no alimento.

▲ % VD (% valores diários) = ▲ QUANTIDADE DE NUTRIENTES

Se verificamos que um determinado alimento apresenta muita gordura, não devemos simplesmente exclui-lo. Da mesma forma que fazemos em relação às calorias, ao reconhecermos um alimento rico em algum tipo nutriente, que em excesso, possa trazer algum risco para a nossa saúde, devemos consumi-lo de tal forma que ao final do dia não tenhamos ultrapassado os 100% de valores diários para esses nutrientes. Certo?


Não deixe de nos fazer uma visita aqui  http://www.harts.com.br/

http://www.barrasdecereal.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário