quarta-feira, 8 de maio de 2013

As novidades das amêndoas, na Harts!


Um farto punhado de amêndoas, mesmo cheia de gorduras, diga-se de passagem, benéficas, é capaz de reduzir o peso e a barriga também! Isso é o que mostra um estudo realizado no City of Hope National Medical Center in Duarte, Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado no International Journal of Obesity. Em seis meses foram realizadas duas dietas, sendo uma com 84 gramas da fruta oleaginosa (cerca de 70 unidades!), e a outra sem amêndoas somente com carboidratos complexos, que estão nos cereais integrais, no arroz, nos pães, nas massas e nas batatas. Os pacientes que adotaram as amêndoas diariamente reduziram 18% do peso e 14% da medida na cintura. O colesterol ruim (LDL) também diminuiu 15% e os triglicérides, 29%. O grupo que se deliciou com as amêndoas perdeu também 56% a mais de gordura corporal em comparação com a turma que ingeriu o mesmo número de calorias na forma de carboidratos complexos, e comprovaram maior controle sobre o peso não voltando a engordar novamente.
Os pesquisadores acreditam que isto aconteceu devido às amêndoas aumentarem a sensibilidade à insulina, e com as taxas desse hormônio controladas nosso corpo consegue transformar as gorduras acumuladas em energia.
Outra recente pesquisa sobre os benefícios das amêndoas, publicado no Journal of the American College of Nutrition, os pesquisadores da Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey dos Estados Unidos inseriram amêndoas nas dietas de 65 pessoas com diabetes que se inscreveram como voluntarias. Os resultados obtidos comprovaram que a sensibilidade a insulina aumentou e houve também uma excelente baixa no colesterol ruim (LDL), responsável pelos entupimentos das veias artérias.
Assim como outras oleaginosas, as amêndoas são alimentos calóricos, mas são ricas nas boas gorduras e nos minerais magnésio e zinco, excelentes aliados do coração.
Além das fibras, que afastam a fome por mais tempo, a amêndoa contém ômega-3, gordura do bem que ajuda a estimular os hormônios da saciedade. Também é riquíssima em vitamina E, que regula os hormônios sexuais tanto no homem como na mulher. Nele, a amêndoa facilita a formação de massa magra, e quanto mais massa magra, maior a queima de gordura. Nela, o mesmo amido resistente evita o estoque das células gordurosas. Ou seja, o peso despenca!


RAIO X: Em 100 gramas da amêndoa encontramos

Calorias
398 Calorias
Gorduras total
52 gramas
Gorduras monoinsaturadas
34 gramas
Carboidratos
20,4 gramas
Proteínas
20 gramas
Gorduras poli-insaturadas
11 gramas
Gorduras saturadas
4,98 gramas
Fosforo
520 miligramas
Magnésio
296 miligramas
Cálcio
266 miligramas
Ferro
3,7 miligramas
Niacina
3,4 miligramas
Sódio
11 miligramas
Zinco
2,9 miligramas
Vitamina B2
0,8 miligramas
Vitamina B6
0,11 miligramas
Vitamina B1
0,6 miligramas
Vitamina A
0,0 re
Potássio
732 mcg
Folato
58,7 mcg
Iodo
2,0 mcg


Um viva as amêndoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário