quarta-feira, 10 de abril de 2013

A magnifica aveia e as barrinhas


Rica em fibras solúveis e insolúveis, carboidratos e proteínas, e ainda repleta de sais minerais e vitaminas, a aveia bate nutricionalmente todos os outros cereais.



Embora muitos estudos falem dos benefícios de ingestão deste grão, como a comprovada atuação no combate a doenças como hipertensão e diabetes tipo 2, o consumo ainda e limitado em países não nórdicos. Aqui no Brasil limita-se a 250 gramas/ano/habitante. 

Mas traz benefícios impares para a saúde, tanto que foi reconhecida em 1997 como um alimento “funcional” pela Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental dos EUA, que autorizou a rotulagem de produtos à base de aveia com as seguintes informações: "Dietas ricas em aveia ou farelo de aveia e pobres em gordura saturada e colesterol podem reduzir o risco de doenças coronárias".

E qual e o segredo da aveia? As beta-glicanas, fração da fibra solúvel!


Mas e o que e isso?? Vamos por partes:

As fibras podem ser classificadas em solúveis e insolúveis dependendo de sua solubilidade em água. A fibra alimentar solúvel é composta por pectinas, beta-glicanas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Os componentes insolúveis são lignina, pectinas insolúveis, celulose e hemiceluloses. Esta classificação e importante quanto a sua ação, pois os efeitos fisiológicos das fibras solúveis são diferentes das fibras insolúveis. As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, a absorção da glicose e reduzem o colesterol no soro sangüíneo. As fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal, aumentam o peso das fezes, contribuindo para a redução do risco de doenças do trato gastrointestinal.

A fibra alimentar total de aveia varia entre 7,1 e 12,1%. Deste total, 34 a 48% são fibras solúveis e o restante insolúveis. Achou pouca fibra solúvel? Pois saiba que a concentração de fibra alimentar solúvel no grão de aveia é relativamente maior quando comparado aos demais cereais como arroz, milho e trigo.

Dentro da fração de fibras solúveis, finalmente, encontram-se as beta-glicanas, que são polissacarídeos encontrados nas paredes celulares do endosperma da aveia. A elas são atribuídas às propriedades hipocolesterolêmicas da aveia.

Hoje já se recomenda produtos de aveia como uma forma de prevenir a hipercolesterolemia e a diabetes, permitindo melhor controle glicêmico, aumento da sensibilidade periférica à insulina e redução às doses necessárias de insulina exógena.

Como se não bastasse, a aveia ainda ajuda no emagrecimento! Não pelo conteúdo calórico na porção, que e elevada (117 Kcal em duas colheres de sopa - 30g), mas por proporcionar a sensação de saciedade, tão indicada nas dietas voltadas à perda de peso. 

Assim, o indicado e consumir de 20 a 40 gramas de flocos por dia. Que tal em uma barrinha?


Compre já a sua aqui: http://www.barrasdecereal.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário